Farol da Nossa Srª da Guia

28/09/2010

Há males que vêm por bem...

22\07\2010
Ás 6:00 da manhã já estava eu equipado pronto para entrar na praia para mais umas vassouradas.
O mar batia, águas limpas e uns espumeiros que denunciavam os bancos de areia.
Pensei para mim: -”Vamos lá começar que isto hoje agrada-me e foi para isso que me pus a pé tão cedo…”.

Ora lançamento após lançamento e após uns 20 minutos depois quando recolhia a amostra já a uns 4 metros dos meus pés e com 40cm de água e já pronto para levantar a amostra para um novo lançamento vejo um “bicho desalmado” a grande velocidade como se viesse a fugir de alguma criatura das trevas e ataca a minha WestLab, tento cravar como posso mas depois de uns 5 segundos a tentar fazer pela vida perco o peixe (não digo robalo pois não fiquei com a certeza que o fosse, pareceu-me que tinha a cabeça mais redonda e os reflexos eram mais dourados, até podia ser o reflexo da areia)...

....fiquei desiludido, ía ser o maior peixe da minha curta vida de spinning, teria perto de 2kg.

Recompus-me e torna a lançar de novo é então que as coisas começam a correr mal, não reparo que a linha deu volta na ponteira da cana e “tiro de caçadeira” uma amostra para o além, -“felizmente tenho outra igual” - pensei eu, monto a amostra nova e toca a continuar a lançar, talvez andasse lá mais algum que se deixasse enganar pelos encantos daquela amostra, passados uns 15 minutos outro “tiro de caçadeira”, desta vez porque a asa do carreto se fechou (talvez não a tenha aberto totalmente antes de lançar), lá se tinha ido toda a minha fé de capturas…

Como se não bastasse enquanto fumava um cigarro e tentava recuperar da desilusão, vejo a uns 30 metros um caçador de amostras (bastantes e frequentes por estas bandas) e pegar em algo da areia, chego-me a beira dele e era uma das minhas amostras, pedi-lhe educadamente se me a devolvia, o fulano recusa-se. - UI !!! Comecei a ferver, apeteceu-me logo pôr-lo a comer cerelac por uma palhinha durante umas semanas, ainda pensei em ir buscar um objecto á mochila para o obrigar a devolver a amostra, mas o bom senso abateu-se sobre mim e mandei-o á m**** baixinho e decidi ver que mais tinha na caixa para tentar enganar um peixinho.

Abro a caixa e vejo lá uma amostra “slim”(as minhas favoritas) da decathlon da qual nem sei o nome, na cor “red head” e pensei: -“Vai mesmo esta…”. Ao 2º lançamento vejo um robalo do mesmo calibre do que me tinha desferrado anteriormente a perseguir a amostra até aos meus pés (tinha lhe dado um pontapé se quisesse) e não atacou a amostra, mas pelo menos perseguiu-a o que já era bom sinal.

A amostra tinha despertado algum interesse no peixe, 2 lançamentos a seguir cravo um robalote de 40cm, este chegou ás minhas mãos a grade estava partida, finalmente !!! Descravo o robalo e no lance a seguir cravo outro mas devia ser mais pequeno mas este desferrou-se.
Mais 3 lançes e cravo outro também de pequeno tamanho mas tive a mesma sorte da do anterior, uma vez que por cima do cabeço de areia só lá andava peixe miúdo.

Decido dar mais uns passos para Norte e tentar no caneiro fundo que terminava o banco de areia e 5 minutos depois JÁ ESTAVA !!! Pancada forte e o drag a cantar, depois de uma boa luta e de quase ficar submerso por uma onda lá consegui por a minha mão esquerda na boca daquele lindo peixe, o meu record pessoal no spinning estava batido 59cm e 2005gr.

Nem sempre o que começa mal tem de acabar da mesma forma, com fé a situação pode mudar na totalidade, a pesca é mesmo assim, imprevisível e é assim que nos gostamos.
Pois se não fosse aquele azeiteiro ranhoso nunca teria experimentado a “red head” e certamente teria vindo para casa com mais uma grade, eu que sou adepto ferrenho do FCP até fiquei adepto do vermelho e branco !!!

Cana: Shimano ForceMaster 300
Carreto: Daiwa Procaster 4000
Linha: PowerPro 0.15mm (directo)
Amostra: Caperlan RedHead
Comprimento: 59cm
Peso: 2005gr


Bons lançes
Hugo Marques

2 comentários:

  1. Muitos parabéns pelo recorde!
    MAs mudar para o vermelho e branco nunca! Muito menos com tão bom gosto! ;)

    ResponderEliminar
  2. Jamais !!! Para mim vermelho e branco só mesmo as Red Head Lures.lol

    Abraço

    ResponderEliminar