Farol da Nossa Srª da Guia

28/09/2010

A voracidade no Ave...

28\03\2010
No ultimo domingo de manha acordo estremunhado com o toque do telemovel, era o meu cunhado: "...então não vens pescar ? Já são 8:30 e anda rápido que tenho peixe e preciso do ganapão..."
Tinha-me esquecido que mudava a hora e não acertei o relógio, mas como o rio fica a menos de 1 km e o meu cunhado está sempre a gozar pensei que era brincadeira e então ainda fui tomar café e só depois fui pescar, demorei cerca de 15 a 20 min a chegar, mas era verdade, estava lá ele com um lucio-perca de bom tamanho á espera do ganapão para não perder a amostra ao tentar içar a peso o peixe. Ajudei-o a desferrar o peixe, tirei a foto e peixe para a água.
Fui ao carro buscar a cana e a mochila e pensei: "...eles hoje andam aí, é hoje que tiro uma besta". Chego ao local apresso-me a montar a cana monto um jighead num vinil Houndini Shad da YUM e começo a trabalhar a amostra junto ao fundo e muito lentamente tarefa nada fácil devido á grande quantidade de água que o rio leva e ás correntes cruzadas, mas continuo com a minha ideia de trabalhar muito devagarinho e rente ao fundo e de repente um toque, levanto a cana energéticamente para efectuar a ferragem mas, NADA!!! fisgada falhada, mas toca a lançar e continuar com a estratégia, uma dúzia de lançes depois e novo toque, toca a levantar a cana e NADA!!! outra vez, mas há que continuar a tentar e toca a lancar o vinil mais umas duzias de vezes e novo toque, levanto a cana o mais rápido que posso e TÁ FISGADO, finalmente penso para mim, começou a luta e parecia que não queria acabar até comentei com o meu cunhado:    "...este lúcio-perca é dos nervosos !!!", mas após uns minutos o peixe aproxima-se da margem e posso ver que afinal era um barbo de médio tamanho que tinha engolido o vinil quase todo, nunca pensei que um barbo fosse capaz de engolir uma amostra tão grande.

E claro o meu cunhado com a sorte que tem ainda fisgou outro lúcio-perca ficam aqui as imagens.



Bons lançes
Hugo Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário